Jardinagem infantil - Plante aprendizado, colha diversão
Com atividades que envolvem a plantação e colheita, as crianças aprendem desde cedo a valorizar o meio ambiente e uma alimentação saudável.
Aproveitar os dias de sol ao ar livre com as crianças é muito bom para toda a família, mas os pequenos, sempre ansiosos por novas brincadeiras, buscam maneiras de gastar toda a energia de maneira saudável.
Uma excelente alternativa é convidar as crianças para cuidar das plantas, jardins, entrando em contato direto com a natureza e aprendendo a importância do meio ambiente desde cedo. Além disso, as atividades estimulam novos conhecimentos e podem ser feitas em conjunto com os adultos.
O hábito de plantar e cultivar, além de divertido, também cria um senso de responsabilidade nas crianças. Afinal, elas acompanham de perto o desenvolvimento das plantas, o que alimenta em todos os sentidos, pois, quando se trata de pequenas hortas, ainda traz o gosto pela alimentação natural, saudável e variada, com a inclusão de frutas, legumes e temperos frescos.
A escolha das ferramentas
Para que as atividades se tornem seguras e prazerosas é necessário ter cuidado com a escolha das ferramentas. Elas devem ser resistentes, seguras e visualmente atrativas, para tornar o momento lúdico e alegre.
É essencial ter sempre um adulto por perto, para auxiliar e monitorar os pequenos durante as atividades. Pensando nisso, a Tramontina separou algumas dicas de produtos para deixar a brincadeira da criançada mais prática, divertida e segura:
Ferramentas plásticas: pazinhas para realizar o plantio de sementes ou mudas e garfinhos para mexer e revirar a terra. Estas ferramentas são bastante versáteis e podem ser utilizadas tanto em vasos, como em jardins externos.
Jogos para jardim Cocoon: compostos por quatro peças para os variados cuidados com o jardim, são leves e fáceis de manusear. Pelo seu tamanho reduzido, são ótimas opções para manutenção em vasos e floreiras, especialmente para crianças.
Regadores: leves e com design moderno, são produzidos em plástico verde (cana-de-açúcar). Seu tamanho compacto facilita o manuseio pelas crianças e possibilita o uso tanto no quintal quanto em uma mini horta de apartamento.
Pulverizadores: não basta apenas plantar, é preciso cuidar para que as plantinhas cresçam fortes e saudáveis. Disponíveis em diversos tamanhos, os pulverizadores servem para a aplicar adubos foliares, soluções orgânicas e também para umidificar as plantas.
Lembre-se: quanto mais cedo as crianças se envolverem em atividades relacionadas à natureza, antes elas podem assimilar valores pertinentes ao meio ambiente e sua preservação. Além disso, cultivar, colher e comer o que plantaram é uma maneira deliciosa de incentivá-las a adotar hábitos alimentares saudáveis e conscientes. Vamos aproveitar o sol e criar momentos inesquecíveis com as crianças!