Veja como fazer bonito em cozinhas menores
Veja como fazer bonito em cozinhas menores
Quando a cozinha tem tamanho limitado, a melhor coisa a se fazer é ter um bom projeto com tudo muito bem planejado. Para isso, é necessário conhecer as soluções existentes no mercado que vão facilitar o dia a dia e deixar o seu espaço bonito e funcional.
A sua cozinha é do tipo corredor? Ou não é tão pequena assim pois cabe até uma ilha nela, mas uma ilha mais estreita? E quando o espaço permite apenas bancadas com profundidade de no máximo 50 a 60 cm? O que dá para fazer? Como é possível aproveitar cada centímetro das cozinhas quando as bancadas têm limitação de profundidade e não queremos perder em praticidade?
Bem, aqui no nosso escritório Marília Zimmermann Arquitetura e Interiores usamos vários truques para otimizar os espaços das cozinhas dos nossos clientes, e eu vou abrir para vocês as nossas estratégias. Confiram!
Talvez o primeiro ponto a se atentar seja aquele que é indispensável em uma cozinha: a cuba. A escolha da cuba vai além da sua beleza, é preciso analisar sua forma de instalação, seu formato, seu tamanho e até mesmo os acessórios que podem ser acoplados nela.
Ultimamente uma das que mais temos usado em situações de pequeno espaço na profundidade da bancada é a Cuba Morgana Compactda Tramontina (foto acima), que traz vantagens bastante significativas e eu explico quais são: sua largura (55 cm) e profundidade (19 cm) tem ótimas dimensões, atendendo muito bem àqueles que não abrem mão de uma cuba com um bom tamanho na hora de lavar a louça. Ela tanto pode ser instalada de sobrepor como de embutir por baixo da pedra.
Além disso, a furação para a torneira fica em um recuo dentro do próprio desenho da cuba, poupando, assim, espaço na profundidade final da bancada, já que evita que a torneira fique atrás da cuba ocupando mais alguns centímetros ali.
Você reparou que ela também tem outra furacão ao lado para o dosador de detergente? Esse é um item muito prático para manter o visual limpo da pia, sem necessidade de nenhum frasco de sabão em cima da bancada. Sim, tudo pode ser otimizado para que se ganhe mais área útil para os preparos das refeições.
Para completar, a Cuba Morgana Compact (foto acima)ainda pode ser complementada com acessórios que se encaixam na sua superfície, como a tábua de madeira com cesto coador de inox.
Há ainda que se levar em conta o modelo da torneira a ser escolhido. Se possível, opte pelos misturadores ao invés das torneiras somente com água fria, isso porque a água quente na higienização das louças é uma ótima aliada para deixar tudo sempre limpinho e sem gordura.
A Tramontina tem no seu mix de produtos um misturador especial que também contribui bastante com a otimização de espaço na cozinha: o Misturador Monde Filter Plus. Ele possui saída de água quente e fria e mais uma saída independente para água filtrada com filtro 3M.
Isso significa que aquele espaço que seria destinado para um filtro em cima da bancada pode ser poupado com esta opção de misturador super útil que reúne várias funções.
No projeto abaixo ilustramos essas dicas. Aqui, as nossas especificações foram: Cuba Morgana Compact com tábua de madeira e cesto coador, dosador de sabão em inox e o Misturador Monde Filter Plus.
Cuba Morgana Compact com tábua de madeira e cesto coador, dosador de sabão em inox e o Misturador Monde Filter Plus Tramontina. Foto: Escritório Marília Zimmermann Arquitetura e Interiores
Agora, de nada adianta acertar na escolha da cuba e do misturador e pecar na escolha do cooktop, concorda?
Todas as escolhas precisam estar alinhadas com foco em economia de espaço, por isso mesmo temos um modelo de cooktop preferido neste caso: o Cooktop de Indução Slim Slider. Com somente 35 cm de profundidade, seu formato retangular é ideal para aquela ilha mais estreita, por exemplo.
Suas zonas de aquecimento são distribuídas ao longo do comprimento da peça, possibilitando até mesmo o uso de panelas grandes, já que conta com a tecnologia Bridge, onde duas zonas de cocção se unem e se tornam uma única área de aquecimento.
Vale também lembrar da praticidade que é a limpeza do cooktop de indução. Sem grades ou trempes, o trabalho fica ainda mais fácil, especialmente porque sua base é toda de vidro.
Acho que deu para perceber até aqui que, mesmo em uma bancada estreita ou pequena, a sua cozinha pode ser tão incrível e funcional quanto uma de tamanho mais amplo.
Texto por Marília Zimmermann