Saiba como a tecnologia pode ser aplicada aos misturadores e cubas Tramontina, com beleza e resistência.

Saiba como a tecnologia pode ser aplicada aos misturadores e cubas Tramontina, com beleza e resistência.

Metais coloridos e tons acobreados seguem sendo tendência decor. Anteriormente, mais presentes em espaços como lavabos e casas de banho, estes itens tornam-se peças inclusive para ambientes como espaço gourmet e cozinhas.

Incorporar cores ao ambiente da cozinha inspira fabricantes a desenvolver novos produtos e soluções para dar diferentes formas, cores e brilho ao aço inoxidável. Para trazer mais personalidade ao aço inox uma tecnologia especial foi consolidada para colorir o aço, baseada em um processo físico especial, denominado deposição física de vapor, ou PVD (Physical Vapor Deposition). Atenta a essas novidades, a Tramontina incorpora à sua linha de produtos de cubas Quadrummisturadores monocomandos Angolare e acessórios, as variações com o revestimento PVD nas cores Gold e Black.

O PVD é indicado para produtos inovadores e de qualidade, que necessitam atender elevados padrões, como resistência à abrasão, à corrosão e dureza superficial. Aliás, o PVD é uma aplicação que funde-se ao aço inox, aplicado à cada peça através de vapor metálico sobre o produto, como uma camada fina e colorida.

O processo é realizado sob vácuo, onde os metais a serem depositados (como zircônio, titânio e cromo) são evaporados. Graças a energia cinética e ao diferencial de potencial aplicado sobre a peça a ser recoberta, os íons metálicos são atraídos para a superfície do objeto a ser recoberto, onde se condensam, juntamente com um gás de processo, formando o revestimento desejado.

Revestimento com beleza e durabilidade

O revestimento PVD tem espessura típica,  que varia entre 0,2 µ até 2 µ e apresenta características  como elegância e modernidade, sem deixar de lado a  durabilidade. 

A  Tramontina sujeita amostras revestidas em PVD a rigorosos testes de qualidade para garantir que o revestimento atenda às especificações, incluindo aderência, resistência à corrosão e outras propriedades relevantes.

Assim, os resultados das amostras, realizadas nos ensaios de resistência a corrosão e aderência, seguem as orientações da norma internacional ASTM G48, que valida a qualidade do revestimento. No ensaio de resistência a amostra foi submetida a uma solução extremamente agressiva ao material. Após 4h, observamos que, mesmo com ataque à superfície, a peça apresenta poucos danos no revestimento PVD, ou seja, não  compromete  a estrutura. 

Nas imagens abaixo, são apresentados o comparativo de uma amostra original versus uma sujeita ao ensaio de resistência à corrosão:

    

No ensaio de aderência, a amostra foi submetida há 250 ciclos, com 1,5kg de pressão. Nas imagens abaixo, nota-se que a peça está intacta, sem riscos no revestimento com PVD: 

As amostras, portanto, apresentaram alta resistência ao desgaste, arranhões, ataque químico e corrosão, ou seja, o acabamento PVD prolonga a vida útil da peça, além de manter a sua aparência e funcionalidade ao longo do tempo.

Inconfundivelmente bonitas, as peças com acabamento em PVD Gold e Black da Tramontina proporcionam uma combinação perfeita a cozinha, área gourmet ou copa integrada ao ambiente corporativo. 

Alie cores glamourosas e elegantes sem abrir mão da resistência do aço inox, escolha produtos da linha PVD da Tramontina para compor seu projeto. Acesse nosso e-commerce e conheça a linha completa.

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão