Dicas do designer Edu Muzzi para aproveitar o espaço com beleza e elegância

Dicas do designer Edu Muzzi para aproveitar o espaço com beleza e elegância

Que as cozinhas compactas são a realidade de muitos por aí, nós já sabemos, né? Aqui em nosso escritório, Eduardo Muzzi Interiores, esse tipo de projeto tem aparecido bastante. Afinal, cada centímetro do espaço é precioso e precisa ser pensado com muito carinho e técnica para não faltar nada.

Então, vamos de dicas para você que quer arrasar no projeto da sua cozinha compacta, alinhando funcionalidade, estética e produtos bem pensados.


Um dos pontos mais importantes desse tipo de projeto é a otimização dos espaços de bancadas, principalmente quando temos a área de serviço integrada. Uma dica que eu sempre dou é criar uma grande bancada que ligue esses dois ambientes, assim ganhamos mais área de trabalho e uma sensação de amplitude. Nada de criar “blocos” isolados em ambientes pequenos, ok?

Mas não basta apenas uma bancada interligada, é fundamental saber escolher um modelo de cuba e tanque que atenda às necessidades sem ocupar muito espaço. Como alinhar essas duas características em um só produto? Atentando-se aos detalhes!


Desde o lançamento, temos utilizado bastante a Cuba Morgana Compact com acessórios, um produto com profundidade generosa, dimensões perfeitamente pensadas para a otimização de espaço e com a furação do dosador de sabão e misturador acoplados à peça.

Para a área de serviço, o Tanque Compact é uma ótima opção, já que o seu lado maior tem 40 cm, o que permite a instalação tanto na horizontal (quando o problema é a profundidade da bancada), quanto na vertical, para ganhar um pouco mais na largura da bancada. Para mim, o maior charme e funcionalidade desse tanque é a tábua com acabamento em verniz, que possui esfregador com frisos de um lado e ainda pode ser virada e usada como uma espécie de tampa para o tanque.


Nesse projeto de um apartamento de 70 m2, a cozinha é integrada não só com a área de serviço, mas também com a sala, detalhe que nos permitiu trabalhar com uma península, na qual foi posicionado o cooktop. Ali, ele trouxe mais ergonomia na hora de cozinhar e ainda possibilitou a conversação entre os amigos, um pedido comum dos nossos clientes.

Já pensando no dia a dia dessa integração, é sempre importante optarmos por uma boa coifa para garantir que os odores sejam contidos e não se espalhem pela sala. Minha dica é a Coifa Incasso 51, a versão reduzida da coifa de embutir mais linda desse Brasil (fonte: meus clientes e eu. Como o próprio nome sugere, ela conta com apenas 51 cm de largura, podendo ser instalada em módulos de 60 cm, tanto como exaustor, quanto como depurador (com o filtro Ambifresh 1 Round). É importante saber que, apesar do seu tamanho reduzido, ela possui uma vazão semelhante aos demais modelos da linha Incasso, além de ser super silenciosa.

Para finalizar com chave de ouro, uma dica incrível é optar por alguns acabamentos e repetí-los por todo o espaço (quando for integrado, use-os na sala também), o mesmo material em todas as bancadas, o mesmo tom de madeira nos móveis. Isso é importante para trazermos uma unidade ao projeto e criarmos a sensação de que o espaço é maior. Teste aí e me conte depois!

Texto por: Eduardo Muzzi

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão