Na fase final da reforma da cozinha ou durante a mudança, é preciso tomar algumas decisões em relação aos eletrodomésticos escolhidos. Quer saber tudo sobre cooktops? A hora é agora!

Na fase final da reforma da cozinha ou durante a mudança, é preciso tomar algumas decisões em relação aos eletrodomésticos escolhidos. Quer saber tudo sobre cooktops? A hora é agora!

Com certeza existem dúvidas sobre o produto, não é? Para ajudar você, preparamos esse pequeno guia com as principais perguntas que recebemos:


Posso usar qualquer panela?

Se for a gás e em inox, sim. Dá para usar qualquer panela que você tenha, já que o funcionamento vai ser muito parecido com o de um fogão tradicional. Se o cooktop for de vidro temperado, não recomendamos a utilização de panelas de barro pois as mesmas não dissipam o calor, mantendo uma alta temperatura na região do queimador, podendo ocasionar a quebra do vidro. Agora, se for um cooktop elétrico recomenda-se o uso de panelas com fundo mais reforçado. E se você optar por um cooktop por indução, talvez precise conferir o jogo de panelas da sua casa. O método de aquecimento é através da indução magnética e não é qualquer panela que funciona. Se tiver dúvida se pode ou não, a dica é aproximar um imã do fundo da panela, se grudar então dá para usar. Saiba mais em: https://www.tramontina.com.br/inducao.


É mais fraco que um fogão tradicional?

O cooktop a gás funciona da mesma forma que o fogão tradicional. O cooktop elétrico tem aquecimento mais lento e o indução mais rápido que o gás.


Dá para colocar em qualquer cozinha?

Sim, desde que a mesma possua uma bancada plana para instalação. Fique atento quanto a posição, evite deixar próximo a pia ou geladeira e os coloque em uma bancada de madeira com 2cm ou mais de espessura a uma distância segura da saída de gás e da tomada para não ter problema com a propagação de calor. Por isso, quando for instalar, chame um profissional para realizar todos os procedimentos necessários.


O que é melhor para cozinhas pequenas?

De forma geral, o fogão vai ocupar muito mais espaço. E por outro lado, cooktop pode ser muito bom para cozinhas pequenas, já que vai ocupar menos espaço. Mas é bom considerar que vai ser preciso um forno separado - o que pode ser uma boa para cozinhas planejadas. A quantidade de bocas vai fazer diferença: no caso de cooktops a variedade é maior. E, para escolher a quantidade de bocas, avalie o seu uso. Para quem não cozinha tanto e mora sozinho, duas bocas podem ser suficientes e quatro, caso cozinhe bastante. Normalmente, famílias e casais que cozinham bastante optam pelos de cinco bocas.


Agora é só escolher o melhor modelo para a sua cozinha!

Clique aqui e confira todas as opções de cooktop da Tramontina no nosso site.

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão