Confira como a torre quente leva mais ergonomia para sua cozinha

Confira como a torre quente leva mais ergonomia para sua cozinha

Sabia que a estética não pode ser o único critério que deve ser considerado quando se está planejando um espaço? Muitas vezes esquecemos que a ergonomia é muito importante. Ela é um fator indispensável quando falamos em projetar qualquer ambiente da casa, principalmente uma cozinha.

Mas o que é essa tal ergonomia? 

O conceito no design de interiores é, de maneira simples, adaptar o ambiente de forma conveniente, confortável e visando o máximo bem-estar para o corpo humano. Abaixar-se, alcançar, inclinar-se e virar-se constantemente pode levar a dores crônicas e danos permanentes. Agora imagine a frustração e o incômodo que isso pode causar em nossas atividades diárias. Por mais bonito que seja um projeto de cozinha, por exemplo, o cliente não ficará satisfeito se tiver dores nas costas ao usá-la, ou se for incômodo para ele manusear um eletrodoméstico posicionado numa altura mais alta ou mais baixa do que o ideal.

Hoje queremos abordar a questão da “Torre quente”, uma expressão bastante popularizada atualmente pois caiu no gosto de todos aqueles que sonham com uma cozinha planejada.

Uma cozinha feita sob medida oferece uma certa liberdade na escolha do mobiliário e no posicionamento dos eletrodomésticos, dessa forma pode-se optar por criar um bloco único na sua cozinha que é o que chamamos de “torre quente”. Ali você vai ser capaz de acomodar o forno elétrico e o micro-ondas de maneira vertical e deixá-los alinhados e embutidos, um em cima do outro.



Aqui no nosso escritório, Marília Zimmermann Arquitetura e Interiores, usamos muito essa solução. É uma forma de instalar os fornos de maneira que garanta ótimas vantagens, como por exemplo, evitar abaixar-se para manusear alimentos no forno. A instalação na altura tipo torre também ajuda para que o forno quando estiver em uso fique fora do alcance das crianças, evitando assim acidentes e queimaduras. São muitas as vantagens, concorda? Garanto que é uma solução super útil e prática no dia a dia.

Agora vale atentar-se à algumas regrinhas básicas para planejar uma torre quente, são elas:
- Usar uma caixaria no mobiliário que ofereça uma boa resistência ao calor. (MDF, madeira maciça, pedra, entre outros.)
- Providenciar um nicho no móvel com tamanho suficiente para assegurar a ventilação necessária para esses equipamentos.


- Ter atenção às alturas ideais para que os fornos não fiquem nem muito altos nem muito baixos. O ideal é que o conjunto fique a 1,50m do piso.

- Por fim, não é recomendado colocar os fornos muito próximos do refrigerador para não atrapalhar seu funcionamento.

Um combo de fornos embutidos que gostamos muito de especificar nos nossos projetos é o Combo Forno Elétrico de Embutir New Inox 71 L + Micro-ondas de Embutir Inox 60 25 L em Aço 8 Funções da Tramontina


https://www.tramontina.com.br/p/94866220-93-forno-eletrico-de-embutir-tramontina-new-inox-cook-em-aco-inox-7-funcoes-71-l

Sabe o que eu acho mais bacana nesses produtos? A instalação deles. Esse modelo pode ser instalado de duas maneiras: o primeiro é o formato de embutir convencional, em que a borda do forno fica com um desnível em relação ao móvel, e o segundo formato é no modo flush (meu preferido), em que o forno fica nivelado à marcenaria, dando um acabamento mais discreto e refinado ao conjunto.

A opção da torre quente pode proporcionar para a sua cozinha um design elegante, clean e muito prático. Aposte nessa ideia e siga as nossas dicas que vai ficar incrível!

Texto por Marília Zimmermann

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão