Retorno aos clássicos: conheça drinks old-school para servir em seu estabelecimento
Veja outras tendências de coquetelaria para o ano que começou
Nos últimos anos, a coquetelaria mundial tem sido fonte de inovação: traz novos ingredientes e apresentações, mas retorna consistentemente aos clássicos. O que esperar para 2023? Veja alguns pontos que podem servir de norte para seu bar ou restaurante:
Beber com os olhos
Bares ricamente decorados e apresentações convidativas: se a gastronomia há anos investe em técnicas avançadas de empratamento, agora é a vez da coquetelaria entrar na mesma onda. Com as redes sociais, guarnições, copos especiais e decantadores cada vez mais instagramáveis figuram entre as invenções de bartenders pelo mundo.
Vermute, tequila, rum
2022 foi o ano do negroni sbagliato, de acordo com publicações especializadas. Em 2023, o vermute continua em alta – tequila e rum também se mantém forte nos Estados Unidos. Produtores de vinho têm investido na criação de vermutes aromáticos e equilibrados, e o rum, em sua roupagem envelhecida, deve dar as caras em drinks com paladar maduro e inovador.
O clássico, bem feito
Se muitos frequentadores esperam novidades, há quem busque um drink à noite justamente pelo conforto de sabores conhecidos. Ainda que uma novidade possa se tornar um clássico a qualquer momento, o aspecto afetivo precisa ser levado em consideração.
Veja abaixo cinco receitas clássicas para fazer bonito na carta de drinks de seu estabelecimento:
1. New York Sour
Acredita-se que o drink tenha sido criado por um bartender de Chicago por volta de 1880. Originalmente chamado Continental Sour, provavelmente mudou de nome após tornar-se mais popular em Manhattan. É um whisky sour clássico, esteticamente mais interessante por conta da adição de vinho.
Ingredientes
para um copo
Meia dose de vinho tinto seco
2 doses de uísque
4 pedras de gelo
Meio limão siciliano espremido
1 colher de sopa de açúcar
1 fatia em meia lua de limão siciliano
Como fazer
Comece colocando as quatro pedras de gelo em um copo baixo. Esprema o meio limão siciliano sobre o gelo e acrescente as duas doses de uísque. Coloque uma colher de sopa de açúcar e mexa. Em seguida, adicione a fatia de limão siciliano e a meia dose de vinho tinto seco para finalizar.
2. Sangria
As origens da sangria remetem à Roma antiga, onde vinho era adicionado à água para matar bactérias. Não demorou até que os romanos começassem a adicionar ervas e especiarias para disfarçar o gosto do vinho, que também não era dos melhores. A bebida, que à época chamava-se hippocras, é o ancestral comum da sangria e do quentão.
Ingredientes
para uma jarra grande
1 unidade de maçã picada
1 unidade de laranja picada;
3 fatias de abacaxi picadas
10 unidades de uva ao meio
700 ml de vinho tinto
400 ml de suco de laranja
1 lata de refrigerante sabor limão
Açúcar a gosto
Casca de laranja para decorar
Como fazer
Misture todos os ingredientes gelados e adoce a gosto.
Na hora de servir, decore com a casca de laranja, prendendo-a à boca da jarra.
Sirva gelado.
3. Daiquiri
O Daiquiri é primo do Canchanchara, drink cubano do século 19 que levava rum, limão siciliano, mel e água. A criação do Daiquiri como o conhecemos, porém, é creditada ao engenheiro americano Jennings Stockton Cox, no início do século 20.
Ingredientes
60 ml de rum
30 ml de suco de limão taiti fresco
15 ml de xarope simples
Gelo
Como fazer
Adicionar todos os ingredientes na coqueteleira e bater bem.
Coar o líquido em uma taça de martini previamente gelada.
Adicionar o gelo.
4. Clericot
O Clericot é uma invenção britânica: reza a lenda que colonos britânicos da região do Punjab, na Índia, criaram a bebida para se refrescar do calor – à época, chamada de "claret cup" pela presença de vinho claret. Durante a onda de imigração britânica para Argentina e Uruguai, os falantes de espanhol modificaram a pronúncia do drink para clericot, e o vinho claret, vermelho, foi trocado por vinho branco.
Ingredientes
para uma jarra pequen
300 ml de vinho branco seco
3 morangos
açúcar
gelo
folhas de hortelã
Como fazer
Comece separando e higienizando as frutas. Corte os morangos em fatias finas.
Em uma jarra de vidro, coloque o vinho branco, as frutas e as folhas de hortelã. Misture bem. Reserve na geladeira por, pelo menos, duas horas, para que o vinho pegue o sabor das frutas. Tire da geladeira e corrija o açúcar, se necessário, finalizando com gelo.
5. Gim Tônica
Clássico indiscutível nos bares mundo afora, a combinação de gim e tônica foi criada pelos oficiais da Companhia Britânica das Índias Orientais. O quinino da água tônica é um remédio comum para a malária, problema prevalente naquela área à época. A bebida, entretanto, era considerada demasiadamente amarga – foi aí que os militares tiveram a ideia de misturá-la a uma combinação de água, açúcar, limão taiti e gim.
Ingredientes
para um copo
50 ml de gim
100 ml de água tônica
1 fatia de laranja
gelo suficiente para encher o copo
Como fazer
Resfrie o copo e a bebida antes de iniciar o preparo.
Adicione 50 ml de gim.
Esprema a fatia de laranja ligeiramente e coloque-a dentro do copo.
Complete o copo com a água tônica, que deve estar bem fria.
Mexa e sirva.
Conheça a linha de bar da Tramontina e adicione ainda mais brilho à carta de drinks de seu estabelecimento!